REIS DO SERTÃO
O PROJETO REIS DO SERTÃO DO GRUPO NÓIS DE TEATRO DEU INÍCIO APÓS A LIBERAÇÃO DO RECURSO DA FUNARTE, REALIZAMOS ENTÃO ENCONTROS PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DO QUARTO INTEGRANTE DO PROJETO, SENDO OS TRÊS ALTEMAR DI MONTEIRO, JONAS DE JESUS E GLEILTON SILVA, CONVIDAMOS BRUNO SOUSA, UM PERCUSSIONISTA QUE POSSUI HABILIDADE EM TOCAR PÍFANO E MARIMBAL, E JEFFERSON SALDANHA INTEGRANTE DO GRUPO NÓIS PARA O ELENCO.
NO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR FORA ORGANIZADO UM CRONOGRAMA DE ENCONTROS, ATIVIDADES ENTRE PESQUIZA NOS ASSENTAMENTOS QUE POSUEM REISADO, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÊNICO. NOS PRIMEIROS ENCONTROS DE MARÇO ESTIVEMOS COM ORLANGELO LEAL PARA ASSESSORIA DE PESQUIZA, ELE NOS PASSOU UMA AULA SOBRE A CULTURA MESTIÇA NO BRASIL, EXIBIU UM DOCUMENTÁRIO DE DARCY RIBEIRO FALANDO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS, PORTUGUESA E AFRICANA DESDE A COLONIZAÇÃO À FORMAÇÃO ATRAVÉS DA MISTURA DAS RAÇAS. FALAMOS SOBRE O REISADO, SEUS PERSONAGENS COMICOS E A ESTRUTURA DO FOLGUEDO. TIROUDÚVIDAS E NOS DIRECIONOU PARA O PRIMEIRO ASSENTAMENTO EM QUE VISITARÍAMOS, IPUEIRA DA VACA EM CANINDÉ.
SAÍMOS DE FORTALEZA NO SÁBADO ÁS 17hs JUNTO COM VANESSIA GOMES E PARAÍBA, UMA EDUCADORA, PESQUISADORA, ATRIZ CARETAS E UM MÚSICO DO GRUPO BATE PALMAS AMBOS TAMBÉM DE FORTALEZA. CHEGAMOS POR VOLTA DAS 21hs NA COMUNIADE DE IPUEIRA DA VACA ONDE FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS PELAS CRIANÇAS HOMENS E SENHORAS DA LOCALIDADE, CONHECEMOS A CASA DE NEO RAMOS, QUE FALECERA NO ANO DE 2009, SUA ESPOSA DONA ELIZA, SEUS FILHOS E NETOS.
UMA CASA CHEIA DE GENTE COM OBJETOS QUE CONTAM A HISTORIA DA FMILIA POR SI SÓ, QUADRO DO PAI DO FALECIDO MESTRE QUE SE CHAMAVA ZÉ RAMOS E SUA ESPOSA, DO MESTRE NEO RAMOS E DONA ELIZA. SEU MANEL, O MIOLO DO BOI, SEU CABOCO CONTADOR DE ESTÓRIAS, ZÉ, A VELHA, SEU CHICÓ O CAPITÃO, MARCIANA, NETA DE NEO RAMOS, A PRIMEIRA MULHER A BRINCAR REISADO COM MUITO GOSTO E PAIXÃO, E SEU GUILHERMINO, O VAQUEIRO ABOIADOR, QUE CANTA AS ALEGRIAS E TRISTESAS DO LUGAR.
LUGAR ESTE QUE SE SENTE A FORTE INFLUENCIA E SIGNIFICADO DO REISADO PARA CADA INTEGRANTE DA FAMÍLIA, PRINCIPALMENTE DOS MAIS VELHOS QUE NA SUA MAIORIA TRATA DE REPASSAR A TRADIÇÃO DE MAIS DE OITENTA ANOS DE REISADO PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ DIZEM GRACEJOS E SABEM TODAS AS MUSICAS DA BRINCADEIRA. SEU GUILHERMINO É QUEM SE ENCARREGA DE CUIDAR DA PRESERVAÇÃO TREINANDO AS CRIANÇAS. AS MULHERES DA FAMÍLIA PRODUZEM AS MASCARAS OS HOMENS, O FIGURINO. TODOS TÊM UMA FUNÇÃO NA BRINCADEIRA, SEJA BOI, CARETA, DAMA, BICHO OU POLICIA, TODOS BRINCAM E OS “PAPANGUS” COMO DIZEM OS CARETAS, É QUEM ASSISTE E CONTRIBUI COM DINHEIRO DURANTE OS ENTREMEIOS.
AINDA DURANTE A NOITE DURMI NA VARANDA E LOGO NOS FAMILIARIZAMOS COM AS PESSOAS DA CASA, DONA ELIZA FOI MUITO ATENCIOSA, SEU CABOCO CONVERSANDO COM PARAÍBA FALOU SOBRE A INFLUENCIA RELIGIOSA PARA A COMUNIDADE E COMO AQUELE LOCAL FORA OCUPADO.
MESTRE ZÉ RAMOS, PAI DE NEO RAMOS, VEIO DE OUTRA LOCALIDADE E RECEBEU POR PADRES CANADENSES PARA PLANTAR ALGODÃO, O QUE LHE RENDEI DINHEIRO PARA PAGAR A DÍVIDA, PORÉM O INCRA FICARA COM AS ESCRITURAS. DISSE CABOCO QUE NINGUEM NA ÉPOCA SABIA O QUE ERA COMUNIDADE, TUDO ERA BEM MAIS DISTANTE, COM A CAMINHADA FORAM SE ENCONTRANDO ATRAVÉS DA RELIGIÃO, A IGRJA PROMOVIA NOVENAS, MISSAS E FESTAS E A PARTIR DAÍ O REISADO DA FAMÍLIA RAMOS VEM GANHANDO VISIBILIDADE NA REGIÃO.
NO DOMINGO PELA MANHÃ MARCAMOS DE NOS ENCONTRAMOS COM OS DEMAIS INTEGRANTES DA FAMILIA RAMOS PARA DEFINIR UMA PROGRAMAÇÃO LOGO A NOITE. NA RODA DE CONVERSA EXPOMOS O PROJETO E OS OBJETIVOS DA PESQUISA, PERGUNTAMOS SOBRE REISADO, COMUNIDADE, A FAMÍLIA, FIGURINO.
A TARDE APÓS O ALMOÇO FOMOS AO AÇUDE E VISITAMOS “A VELHA”, SEU ZÉ, MEMBROS DO REISADO, CONHECEMOS SUAFAMÍLIA E NOS CONTOU UM POUCO DE SUA VIDA E A FAMÍLIA RAMOS E O REISADO.
A NOITE EM QUANTO AS PESSOAS DA COMUNIDADE E OS MEMBROS DO GRUPO CARRAPICHO DE UM ASSENTAMENTO DE CANINDÉ CHEGAVAM, OS CARETAS MIRINS PREPARAVAN-SE PARA A FESTA ONDE SEU GUILHERMINO TORNOU-SE ENTRE A FAMÍLIA O SUCESSOR DE NEO RAMOS, FICANDO RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DO REISADO NA LOCALIDADE, PASSANDO AOS MAIS NOVOS E ORIENTANDO-OS.
ASSISTIMOS A BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS, A APRESENTAÇÃO DO GRUPO CARRAPICHO E O REISADO DE CARETAS DE IPUEIRA DA VACA. APÓS A FESTA FOMOS A CASA DE SEU GUILHERMINO, POR VOLTA DE MEIA NOITE. CONHECEMOS SUA MULHER, SUA CASA E UM POUCO DE SUA VIDA QUE NOS CONTARA NO CAMINHO.
PEGAMOS O ONIBUS ESCOLAR QUE PASSA NA COMUNIDADE AS 4 DA MANHÃ PARA A RODOVIÁRIA EM CANINDÉ CHEGANDO A FORTALEZA POR VOLTA DAS 11 HORAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário